Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Abaixo temos bons exemplos daquilo que é ensinado em nosso país sobre a origem da vida.

Ensino Fundamental
Projeto Araribá: Ciências / ensino fundamental / Editora Moderna; 2ª.ed. – São Paulo: 2007. (240 páginas)
Nesta publicação o capítulo 1, tema 5 (10 páginas) é apresentada considerações sobre a origem da vida que podem ser resumidas na seguinte citação:
“Oparin supôs que as moléculas orgânicas poderiam ter se agrupado com moléculas de água, formando aglomerados. Esses aglomerados de moléculas orgânicas e água foram chamados de coacervatos. Alguns cientistas acreditam que o primeiro ser vivo teria se originado quando uma molécula de material hereditário se formou dentro de um coacervato.

Ensino Médio
Biologia / José Mariano Amabis, Gilberto Rodrigues Martho – 2ª. Ed. – São Paulo: Moderna, 2004 – Volume 1. (551 páginas)
Nesse livro há um capítulo inteiramente dedicado ao estudo da origem da vida (pags. 22-50) e que pode ser resumido nas seguintes citações:
“A queda definitiva da teoria da geração espontânea levou a uma nova questão: se os seres vivos não vêm da matéria inanimada, como surgiram na Terra? A ciência moderna admite duas hipóteses para a origem da vida em nosso planeta: a panspermia e a evolução química terrestre.” (pag. 30)
“Seguindo os passos de Miller, outros cientistas têm realizado experimentos que simulam condições supostamente existentes na Terra primitiva. Nesses experimentos já foram produzidas diversas substâncias orgânicas encontradas nos seres vivos, dando sustentação à hipótese de que a matéria precursora da vida poderia ter se formado espontaneamente nas condições existentes nos primórdios de nosso planeta.” (pag. 32)

Ensino Superior
Bioquímica / Donald Voet, Judith G. Voet; tradução Ana Beatriz Gorino da Veiga... [et al.] – 3ª. ed. – Porto Alegre: Artmed, 2006. (1616 páginas)
A origem da vida é discutida no 1º capítulo, em sete páginas, e também pode ser resumido na seguinte citação.
“Os sistemas vivos têm a capacidade de auto-replicação. A complexidade inerente a um processo desse tipo é tal que nenhum aparelho desenvolvido pelo homem sequer se aproxima dessa capacidade. Existe, porém, uma probabilidade infinitesimal de que um conjunto de moléculas possa simplesmente se reunir ao acaso para formar uma entidade viva (diz-se que a probabilidade a partir de moléculas orgânicas simples é comparável à montagem de um avião a jato por um tornado passando por um depósito de lixo). Com então surgiu a vida (sic)? A resposta mais provável é que ela foi guiada de acordo com o princípio darwiniano de sobrevivência do mais apto aplicado no nível molecular.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário